Rss Feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Entre os músicos da geração do rock Brasil 80, um dos que talvez mais dialogue com a geração que ouve músicas pela internet é Leoni, o ex-líder da banda Kid Abelha e, à época, os Abóboras Selvagens. O cantor tem renovado sua base de fãs Brasil afora turnê após turnê, mesmo sem grande exposição na mídia, ajudado pelo compartilhamento de conteúdo pelas mídias sociais.

    Prova disso foram parcerias recentes de Leoni com duas das bandas que mais fazem sucesso entre os apreciadores da “música digital” (no sentido de disponibilização, não no sentido da composição). Com Móveis Coloniais de Acaju “refez” a música “Você” que mudou de nome para “Dois Sorrisos”, num esquema de composição que foge do usual.

    Sobre como surgiu o projeto com o Móveis, Leoni afirma em seu blog: “Sei que trocamos mensagens pelo Twitter sobre música livre, ou direitos autorais, sei lá – compartilhamos muitas ideias nesses campos -, e em determinado momento escrevi que devíamos fazer alguma coisa musical um dia. Para minha surpresa esse convite não passou batido. Um dia recebi uma canção quase pronta, que se chamava “Você”. Era bem bacana, mas os Móveis não estavam convencidos de que ela estava pronta. Eles me pediram para ouvir e ajudá-los a arrumar. Isso tudo por e-mail, sem nunca termos nos visto, nem falado ao telefone.”

    A canção acabou sendo lançada numa promoção on-line de Dia de Namorados de uma grande empresa distribuidora de alimentos, com um clipe que tem até pedido de casamento real, depois de um processo de composição praticamente todo feito pelo Skype, Google Doc’s e outros aplicativos de internet.

    Não foi diferente a parceria com Daniel Santiago e Fernando Anitelli, da trupe O Teatro Mágico, com quem Leoni compôs e cantou “Nas margens de mim”, música do terceiro álbum da banda. Também em seu diário virtual, Leoni afirma que a música, que tem influências que vão do Clube da Esquina (Beto Guedes, Lô Borges, Milton Nascimento, ...) ao poeta Manoel de Barros, foi composta digitalmente. A bela canção tem trecho que parece caber bem ao processo de mudança na concepção musical a que Leoni tem se submetido: "Me desaprendi".

    - A canção surgiu de uma melodia do Fernando com retoques do Daniel. Eu recebi a base e remontei o formato da canção. Foram uns dois e-mails de cada lado até batermos o martelo na versão final. Depois de gravada a base ele me mandou uma versão com os espaços onde eu deveria cantar. Fiz uma gravação de voz e a enviei por e-mail -, conta ele sobre o processo.

    Para completar, o cantor é também um dos que tem se engajado nas discussões sobre os desafios do mercado fonográfico com a possibilidade de compartilhamento de arquivos musicais em formato digital. Além de seu blog “Diário de Bordo”, sobre a carreira musical, ele mantem outro (musicaliquida.blogspot.com.br) com textos que expressam sua opinião e a de outros sobre o debate.




    A parceria com o Móveis, que funcionou como um cartão virtual de dia dos namorados

    A bela composição com o TM: letra diz muito sobre a condição humana

  2. 0 comentários: