Rss Feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. O mundo é “bão”

    22 de maio de 2007

    - Tinha que dar é um pedaço de terra pra esse povo plantar. Duvido se desse um pedaço de terra, que esses homens que ficam pedindo as coisas iam querer trabalhar. Na terra tem tudo que a gente precisa. Não precisa ficar pedindo – é mais ou menos com essas palavras que esse homem, Sebastião, Tião, Tão expressa sua idéia revolucionária de um 'socialismo-agrário', meio MST. Ele nem sabe o que significa o socialismo ou a sigla do movimento da bandeira vermelha. Mas tem a sabedoria de poucos. A sabedoria que não se aprende em livros, mas que nasce da vida sofrida, da biografia vivida.

    E eu fico ali concordando meio boquiaberto, meio impressionado, meio discordando, completamente admirado. E o Tão fala, mais uma vez, com a experiência de quem “segurou na mão de Nossa Senhora” várias vezes:

    - Em primeiro lugar a devoção, em segundo a obrigação, em terceiro a diversão. Primeiro lugar é Deus, Gabié! – diz me chamando pelo apelido, e dá aquela risada abafada de quem sabe que caso a ordem for invertida, a probabilidade de dar errado é grande. E eu ali concordando, duvidando, aprendendo.

    E o Sebastião, com a franqueza matuta de quem sabe que a verdade tem que ser dita, com a língua solta mesmo, me faz rir. Rir quando fala em alto e bom som: “Fiédaputa! Diabo sô. Essa porra”. E eu ali, rindo. Pois é, Tião sabe o gosto de dizer um palavrão bem dito na hora certa. Sabe também dar os apelidos certos, só de olhar pra sua cara: “Palito, Tuca, Gabié, Patinho, Frango...”, só pra citar alguns.

    É incansável. Só vai parar quando a vida disser: - Chega! Já deu sua contribuição única pro mundo. E ele vai olhar pra trás, com a humildade espontânea de quem não sabe o que é orgulho: “Eu fiz o que deu pra fazer. Se ficou bão ou não. É vocês que tem que dizer”.


    Homenagem pra meu avô, Sebastião, 92 anos, que acaba de superar mais uma e surpreender a todos saindo de um coma e se recuperando cada dia mais.


    Por que o Sol saiu
    Por que seu dente caiu
    Por que essa flor se abriu
    Por que iremos viajar no verão
    Por que aqui o mundo não será cão

    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é teu, Sebastião


    (trecho da música O mundo é bão, Sebastião, Nando Reis)

  2. 5 comentários:

    1. Anônimo disse...

      Sou suspeita p/ falar... Afinal, esse meu AMIGO...
      Gabi... Nessas linhas e entrelinhas vejo a demonstraçao de um pedacinho seu... reencontrei aqui a profundidade e a amplitude desse ser iluminado chamado Gabriel Araújo! Saudades... Bjús ;)

    2. É mt lindo o reconhecimento desse seu amor pelo teu avô.. reconhecimento este q mts tem somente depois q a Sra. Morte visita..
      Aproveite cada segundo perto dele.. pq com certeza ele tem mt ainda a te ensinar..
      linda msm a homenagem!!
      bjuss

    3. Mariana disse...

      A cada linha que leio neste blog me alimenta uma certeza...O mundo ainda vai ter muito a falar de "Gabriel Araujo"!
      Deixando o babador de lado(mais que normal, sou sua amiga neh?!?!), vc a cada dia me surpriende mais...Me deixa mais orgulhosa!
      Vc nasceu para brilhar, ama o que faz, e o faz com extrema perfeição!
      Pra vc, eu tiro o meu chapéu!
      Uhulll!
      ;****

    4. Thais Torres disse...

      O mundo é bão sebasTIÃO!
      O mundo é teu sebasTIÃO!

      Linda homenagem, Gabriel!

      Beijos ; )

    5. Anônimo disse...

      AÊ!
      Esse é o vô!
      Rei das pérolas.
      Ai de você se não pedir "bença", mas se pedir ele te fala o melhor "deus te abençoe" do mundo.
      mto boa a homenagem.
      e a música tudo a ver.
      =)