Rss Feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Coração do meu Brasil

    20 de março de 2008

    Gente por todo lado. Vans e kombis, muitas. Em número que supera o de carros. Pessoas gritando, andando, correndo, falando ao celular. Quiosques, barracas, carros de som, promoção. Cheiro ruim, lixo, esgoto, suor, perfume. Ritmo acelerado. Estou no Rio de Janeiro. Mas o Rio de Janeiro de verdade. Diferente daquele que a gente só vê na Zona Sul, com praias, gente de terno e gravata, ou sunga, biquíni e saída de praia. Nada de iates, lanchas, carros do ano, mendigos, maltrapilhos, aleijados, cachorros, velhos, travestis, espalhados pelas calçadas. Nada de prédios altos, antigas construções, ruas largas, estações de metrô. Nada do Rio do “centro da cidade” onde vamos quando precisamos tirar um documento importante, pegar um avião, prestar vestibular ou assistir a um jogo no Maracanã.

    O Rio é muito mais que isso. E só fui me dar conta agora, que estou morando “lá”. A cidade é uma infinidade de bairros diferentes com estrutura de verdadeiras cidades. Tem muita gente que passa meses sem ir ao centro. Nada do Rio que nos mostram rachado no meio entre favelas e urbanismos. O Rio não tem apenas dois lados: tem três, quatro, cinco... Uma cidade plural, com gente como eu e você. Pessoas que moram em casas de um, dois andares, em ruas comuns com pracinha, lanchonete, sorveteria, quiosque de açaí. Cariocas de verdade, que puxam o X, falam alto, são prestativos, agitados, adoram carnaval (ah, o carnaval!!!). Cariocas de todos os jeitos, como o Rio é de todos os jeitos. Um Rio de Janeiro onde "dá pra sair de noite" sem levar uma bala perdida ou topar com uma blitz da PM. Agora começo a conhecer uma cidade maravilhosa, cheia de encantos mil.

  2. 3 comentários:

    1. Katia De Carli disse...

      Querido Gabriel

      Tamb�m escrevi sbre o Rio... coincid�ncia? Seria, se eu acreditasse nela...
      Desculpe a aus�ncia e obrigada pela presen�a;
      Estou ressurgindo aos poucos.
      Um grade beijo

    2. Renatinha disse...

      Agora sim o Rio de Janeiro continuará lindo. Com você morando ai, encantando a cidade. E comigo aqui em Santa Catarina, com saudades de você.
      Ah saudade gostosa.
      Boa sorte Sr. Gabriel!!!!!

    3. Unknown disse...

      Então Gabriel, aproveita! Porque aqui, em Sampa, a minha alma clama pelo Rio de Janeiro. Vou tirar um findi para ver a family, aí. Sim, pois antes de ser de BM City, eu sou do Rio. Quer dizer: carioca da gema mexxxmo!

      Saudades.

      Como vai a vida aí?

      Chato o que aconteceu com o Jacaré, né? É o tipo de cara que a gente não imagina que morre. Não é verdade? Que ele fique em paz.

      Beijos ; )