A edição 2009 do mochilão começou na Espanha, por Madrid, Barcelona e Salamanca. O segundo destino foi a Holanda, onde conhecemos a paradoxal capital, Amsterdam. O próximo avião nos levou para o extremo oposto, em termos de cultura e comportamento: Estocolmo (Stockholm), na Suécia. Da cidade "mais limpa do mundo", partimos para uma não tão limpa assim: Berlin, na Alemanha, com sua fascinante e chocante história. A parte final do mochilão ficou por conta da bela Praga, capital da República Tcheca.
Oito brasileiros fizeram parte da 'aventura'. Porém, alguns outros - conterrâneos e não conterrâneos - se uniram a nós e tornaram a viagem ainda mais interessante e divertida. Foi um aprendizado, expandiu os horizontes, e trouxe novos amigos e pessoas únicas que passaram a fazer parte de um pedaço da minha história. Falando um português bem claro: foi foda!
Mais histórias sobre o mochilão, conto depois. Fiz uma pauta de textos pra escrever sobre. Afinal de contas, apesar de 20 dias apenas, uma viagem tão rica como essa não caberia em um único post.