15 de novembro de 2010

Os Restos Mortais da Manchete





Da série "Sempre na estrada", um interessante achado. Alguém se lembra da falecida rede Manchete de televisão? Pois é, numa pequena loja de Antiguidades às margens da BR-465 (antiga Rio-São Paulo), encontrei o antigo módulo metálico do "M" da extinta rede de televisão. A programação da Manchete foi ao ar em Junho de 1983 (inauguração da Rede Manchete) e deixou de ser exibida em Maio de 1999 (data em que a emissora trocou de nome passando a se chamar Rede TV!).


Módulos como este foram utilizados nas vinhetas da emissora, que na época não contava com computação gráfica avançada e precisava fazer objetos reais, e usava a tecnologia do cromaqui (o famoso fundo azul ).

Abaixo a imagem do mesmo letreiro no antigo estacionamento da empresa no complexo de Água Grande, no Rio de Janeiro, retirada do site http://www.redemanchete.net/ (recomento o site pra quem gosta da história da mídia brasileira).

5 comentários:

  1. Na Manchete passavam os melhores desenhos. #fato

    Eram da Manchete também as melhores transmissões de Carnaval. #fato2

    Algumas das melhores novelas já feitas neste país também foram produzidas pelo canal. #fato3

    Hoje virou RedeTV. Triste fim...

    Com todo o respeito.

    ResponderExcluir
  2. Isso está lá no km 54, em Seropédica e tem uma outra na Dutra em Queimados, sentido São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do pouco tempo que pude contemplar a programação da emissora, gostava muito e era uma das melhores, deixou saudades.

    ResponderExcluir
  4. Minha infância foi assistindo a manchete,saudades.

    ResponderExcluir